Uma família do sul da Califórnia que respira música há gerações. Essa é a definição mais básica que tenho a dizer sobre a banda Slack Key ‘Ohana. Em 2021, pelo selo Pacific Records, laçou um EP autointitulado. As coisas melhoraram mais em 2023 com o álbum ao vivo “Live at Tiki Oasis”. Recentemente, Kamaka Mullen (guitarra e vocal), Brian Witkin (guitarra, lap steel e vocal), Carol Witkin (ukulele e vocal), Joe Witkin (baixo, piano e vocal), Sean Witkin (bateria e percussão) e Rand Anderson (pedal steel) lançaram o álbum “Hawaiian Cowboy” que apresenta treze músicas. A melodia é tão doce que já rendeu prêmios em seu lançamento.
Slack Key ‘Ohana, apesar de propor um ritmo havaiano em suas músicas, sabe soar versátil com incursões pelo country e americana. O número de integrantes ajuda na expansão dos climas, pois todos os músicos são indiscutivelmente virtuosos. Até mesmo as performances das irmãs Alana e Alyssa Godoy, que bailam durante os shows da banda segue perfeita harmonia com o som. Você pode conferir isso pelo YouTube, inclusive consta lá um documentário sobre os bastidores da produção do álbum. Vale a pena saber como se deslanchou esse trabalho cheio de qualidade e com grandes convidados.
O primeiro deles é Billy Gibbons, lendário guitarrista do ZZ Top que dá as graças na faixa título junto com George Kahumoku. Esta música, além da atmosfera havaiana, transita pelo estilo country com grande beleza e cativação. Já a canção que dá nome ao grupo possui um clima tão clássico, que automaticamente nos remete aos anos setenta quando a melodia era a parte mais importante da música. Outro ponto a se notar é a desenvoltura das vozes. Todas bem afinadas e inseridas 100% na cultura havaiana, músicas como “I Kona” nos levam a uma gostosa onda de musicalidade vocal.
Um álbum tão cheio de efeitos de slides, harmonias entre guitarra, baixo e ukulele, além de uma pegada suave do setor percussivo, não poderia deixar de nos hipnotizar. Até mesmo as mais folk como “Waimānalo Blues” traz um padrão de elegância inabalável. Outras como “Aloha ʻoe” e a sua sucessora “Hawaiʻi Aloha”, podem até soarem piegas, mas são duas músicas do álbum que nos trazem mais sentimento de paz, amor e fraternidade. É isso, “Hawaiian Cowboy” é um disco que mistura sentimentos em sua essência, mas há de se frisar que todo este estímulo é apenas para bons sentimentos, pois os maus ficaram lá fora.
Ouça “Hawaiian Cowboy” pelo Spotify:
Visite o site oficial da banda.