Há alguns meses, aqui mesmo pelo site comentamos sobre o single “Executioner” que fazia campanha de pré-lançamento do EP de mesmo nome. Hoje, os norte-americanos do The End Is Near já trazem esse trabalho completo com suas quatro músicas. Para quem ainda não conhece, a banda é formada por Chris Hagen (vocais), Tim Baker (guitarrista) e Nick Rickenbach (baterista). O som que o trio fabrica é tão direto quanto mortífero e canções como a faixa título manda o recado logo de primeira. A ausência do baixo poderia significar algo, mas Tim usa uma afinação tão baixa que o impacto é o mesmo.
Com o mesmo embalo, a música “Death Is Freedom For Every Soul” assume o fronte com mesma energia e sagacidade de sua antecessora. Observa-se aqui, porém, que a técnica de breakdown é bem mais pesada e cortante. Imagina-se a lâmina de uma guilhotina decepando a cabeça do contraventor, contudo, o ódio emanado Chris converte o peso em agressividade. Com todas essas características violentas, ainda sobra espaço para Nick brilhar com alternações incríveis. No início, o batera arranca na velocidade, mas também investe em andamentos candenciados e nos próprios breakdowns. Isso é o que podemos chamar de trabalho em equipe.
“Executioner” é um EP que, embora não possua oito minutos de duração, fala muito sobre suportar tanta massa sonora. Entre suas quatro canções, é difícil escolher uma como melhor, pois tanto musicalmente como pelo lado da produção, existe qualidade soberba. Sobre isso, deve-se aplaudir o trabalho primoroso de Tim que também atua como produtor e engenheiro de som. Nesta sequência, chega “Digging Ditches” que além do talento absoluto do trio ainda traz colaboração do vocalista Alex Grunbaum (ex – Adora). Dono de uma vocalização esganiçada, Alex contrasta suas vibrações com os guturais de Chris causando uma explosão em dose dupla.
Para finalizar, a banda apresenta a canção “Grindhouse” que saiu como single em 2024. Esta é uma execução poderosa que captura a essência crua e visceral do metalcore. Os riffs são rasteiros e a pegada é sumária. Uma vez exposto às ondas sonoras dessa faixa, seu ouvido pode sangrar por tanta pressão que sofrerá. “Grindhouse” é o prenúncio do tormento ou, se preferir, as portas do inferno. Uma música para incomodar o bom moço ou a mocinha recalcada. Alinhado a isso, estão os vocais energéticos impulsionados por uma força sobre-humana. Essa faixa se destaca pela habilidade da banda em inserir hardcore e thrash metal na mesma receita.
Ouça “Executioner” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://linktr.ee/theendisnearoc
https://www.facebook.com/theendisnearoc
https://www.youtube.com/@theendisnearoc