Não é nem preciso ler o release do The Magic Epic, para perceber que seu líder e mentor, o multi-instrumentista e cantor Toby ‘The Magic Epic’ Juan fez seu novo disco com muita gana e é um cara realizado. Afinal de contas, “36” emana isso de imediato, sem exagero chega a exaurir realização.
E não por se tratar da música mais alegre, enérgica e dinâmica do mundo. Incrivelmente o artista entrega um trabalho que tem mais inspiração que energia, além de técnico e versátil. Por outro lado, o álbum passa longe de ser um poço de tristeza e melancolia, aliás, não é nada polarizado, muito pelo contrário, traz muito equilíbrio.
Esse equilíbrio aliás, aparece na mescla provável de diversos estilos e gera uma forte identidade ao The Magic Epic. Aproveitando e fazendo um adendo, o nome da banda casa perfeitamente com a proposta do artista, pois ‘épico’ é uma das características da sonoridade do álbum.
Voltando a essência, o ouvinte (leitor) encontrará em “36” referências que passam pelo rock em diversas de suas vertentes como o pop, progressivo, soft e ganham fortes contornos da new age e até british pop, afinal, Toby é um cidadão londrino e seria difícil fugir dessas influências.
Os detalhes mais importantes ficam por conta das ótimas bases de guitarras e pianos, instrumentos que o músico mais domina. Mas, o conjunto da obra é o que mais importa e no resultado final, sejam nas músicas mais intensas, passando pelas eufóricas, até as baladas, o The Magic Epic consegue transmitir sentimentos que sempre acabam nos levando a emoções, atingindo diretamente nossas almas.
Apesar de não ser um disco conceitual, vivências, relações interpessoais e superação são os temas mais constantes em “36”. Alguns deles são de arrepiar, como o de “Sally”, por exemplo, que é uma homenagem a uma amiga de Toby, que ia cometer suicídio, mas redescobriu a vida depois de engravidar e hoje o músico é o padrinho da criança. E ainda há uma versão espetacular para “Take On Me”, do A-ha, onde o The Magic Epic conseguiu injetar sua identidade sem mexer na essência da música, dando uma versão balada ao piano a ela. Espetacular. Ouça em:
https://www.facebook.com/themagicepic/
https://twitter.com/themagicepic
https://open.spotify.com/artist/06il24ti6B1FQfQoTZOnst?si=rgh7fnxGT1ef0ebFwOqcVg
https://soundcloud.com/themagicepic