A The Same As Last Week tem uma história que remete a de muitas bandas pelo mundo afora, ou seja, um grupo de amigos talentosos que se une para se divertir e fazer música. Surgida em 1968 em Cleveland, Ohio, com um repertório calcado em grandes sucessos do período, rapidamente fizeram seu nome na região, arregimentando fãs e tocando no circuito de shows que englobava festas de fraternidades, bales universitários e bares. Isso culminou em um show, na cidade de Cleveland, em 1969, que acabou sendo gravado em um gravador estéreo, de forma um tanto precária, já que a ideia nunca foi que a mesma se tornasse um álbum. Em 1970, com muitos de seus membros se formando e seguindo sua vida profissional, a banda acabou encontrando seu fim.
A história poderia ter chegado ao fim aí, mas em 2008, 40 anos após a formação da A The Same As Last Week, seu ex-membro, Les Bloom (sax/flauta), encontrou a fita perdida do show de 1969 e resolveu as digitalizar. Já em 2011, ele as compartilhou em seu site pessoal, permitindo assim que amigos, familiares e demais membros da banda tivessem acesso a gravação da apresentação, apesar da qualidade precária do som. Também permitiu que os músicos, naquela altura, espalhados pelos Estados Unidos e consolidados em suas profissões, se reconectassem mesmo que virtualmente, reforçando seus laços de amizade.
Se a história tivesse terminado aqui, já teria sido incrível, mas não. Em 2023, meio a guerra em seu país, o engenheiro de som ucraniano Oleg “Yorshoff” Yershov, que já havia trabalhado com o ex-guitarrista da banda, Jeff Bloom, recebeu algumas das faixas da gravação ao vivo e, percebendo a qualidade musical ali presente, se debruçou sobre a mesma. Após mais de 200 horas de trabalho, muita engenharia de áudio, utilização de IA, dentre outros recursos, Oleg, em um trabalho verdadeiramente extraordinário, deu vida novamente as músicas.
O resultado de todo esse trabalho viu a luz no dia nos últimos meses de 2023, com o lançamento de “A The Same As Last Week (Live in Vleveland 1969)”, onde nos deparamos com sucessos de bandas como The Doors (“Light My Fire”), Steppenwolf (“Born To Be Wild”), Jimi Hendrix (“Fire”), Iron Butterfly (“In-A-Gadda-Da-Vida”), Spencer Davis Group (“Gimme Some Lovin'”), The Temptations (“(I Know) I’m Losing You”), dentre outros. Nele, podemos ouvir um grupo de músicos verdadeiramente talentosos, com um show empolgante e de primeira linha.
Você pode conhecer mais da história da The Same As Last Week através de seu site, https://thesameaslastweek.com/, onde também pode ter acesso a todas as plataformas de streaming musical onde o álbum se encontra.