Para compor qualquer música o autor deve estar conectado 100% com o seu propósito, seja no campo material como no espiritual. Essa conectividade aumenta quando a música é uma peça instrumental, pois a mensagem que sairá dela deverá ser entendida pelo ouvinte sem letra. Ou seja, a música terá como missão introduzir-se no íntimo da pessoa e arrancar dela emoções. Ao alcançar tal faceta, fecha-se um ciclo e o autor terá o seu objetivo alcançado. É assim que Third Man Syndrome trabalha com o novo single “Ikarus”, uma instrumental expressiva, significativa e emotiva, pois existe nela uma história para contar.
Antes de mais nada, Third Man Syndrome é um projeto instrumental de um guitarrista austríaco. Vamos definir assim, pois a sua paixão recorre da guitarra. A primeira característica que extraímos de “Ikarus” é a objetividade, sim, a música não exprime um virtuosismo complexo como vários guitarristas solos se matam para conseguir em seus álbuns. Third Man Syndrome possui um estilo direto, embora as melodias atraiam a maior parte das atenções. Essa música, assim como uma operação aritmética, possui ligações harmônicas tão exatas que em um instante percebemos o quão incrível é algo feito com naturalidade. Sem firulas, sem frituras, sem frescuras.
A intenção do Third Man Syndrome em retratar o sentimento de coragem e um clima de risco, corresponde a história do próprio protagonista mitológico. Mas não vamos narrar a história de Ícaro aqui, pois não convém. No entanto, observa-se nas linhas musicais uma base que exprime exatamente essa sensação. A atmosfera tensa e ao mesmo tempo densa, nos remete a um cenário épico criado pela imaginação de quem a ouve. Imediatamente, nos lançamos a um voo imaginário lançado de um penhasco ao encontro das nuvens. Se permitir viajar é a melhor das opções para o ouvinte, que logo será tomado por uma hipnose.
Embora instrumental, “Ikarus” não carece de orquestrações mirabolantes para se destacar na cena musical, e olha que muitos usam esse recurso para serem notados. Aqui, Third Man Syndrome apostou apenas em estruturas criativas e cativantes que deram muito certo. Além disso, é inegável o bom resultado da técnica inserida nos solos, pois flui tão harmoniosa quanto os demais elementos. Para reforçar, atribui-se à cozinha um trabalho excelente de ritmo baseado em cadências proporcionais e preenchimento de graves. Nasce aqui um ‘guitarhero’ para mostrar aos demais que muito embelezamento é bom para a performance, mas não confere qualidade. Qualidade é isto.
Ouça “Ikarus” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/gregor.fritz.9
https://m.soundcloud.com/thirdmansyndrome-music/sets/third-man-syndrome
https://thirdmansyndrome.bandcamp.com/track/ikarus
https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_ka8n8ohJzUTJbfQAeireceWpw5PQkK2ZM
https://www.instagram.com/third.man.syndrome?igsh=MWVlejRmcWVlYmIyeQ%3D%3D&utm_source=qr