O trio norueguês, que é formado pela família Dahl – Filip, Stian e Robert -, se chama Transcending Into the Unknown e acaba de lançar pelo selo TITU Records, a canção “Giants”. A banda formada por dois irmãos e o filho de um deles iniciou seus trabalhos tocando blues rock. No entanto, este segundo lançamento faz jus a algo mais épico, tendo como base o prog metal com um clima verdadeiramente pesado e virtuoso. A transformação do som do grupo se deve a enorme experiência musical dos membros, onde os mais velhos são inseridos na cena há pelo menos quarenta anos.
A combinação do talento de Filip, que é compositor, multi-instrumentista e engenheiro musical, com o de seu filho Stian, que além de ser influenciado pelo blues é um guitarrista prodígio, e ainda o de seu irmão Robert que traz em sua vida sonora referências do punk e thrash metal, resultou na combinação desta incrível execução sombria, cheia de harmonias e encantamento. “Giants” é uma música para ser absorvida por uma leitura neutra de pensamento. O ouvinte deve permitir a melodia invadir a sua alma, para em seguida deixar-se guiar por uma atmosfera mágica.
O trabalho dos músicos, desde os primeiros arranjos com timbres de guitarra configurados no peso, ou com camadas soturnas de efeito, além dos vocais emocionantes, é destacável pela qualidade soberba inserida em cada elemento. Elementos estes que vão desde o psicodelismo dos solos às cadências simetricamente medidas da bateria. E aqui, cabe destacar também outros trabalhos da cozinha que, conduzida pelos andamentos dos tambores, insere na música toda pompa e elegância de que um trabalho épico como este precisa. Se, a primeira música dentro desta temática, se revela um hino medieval como este, imagine o que esta família poderá fazer em um full-length.
Para finalizar, você que se interessou pela arte do Transcending Into the Unknown, pode conferir o videoclipe de “Giants”, que traz imagens perfeitas do conceito lírico, além dos próprios músicos exibindo majestosamente as técnicas vocais e musicais deste hino viking. E se cabe mais uma curiosidade aqui, as cenas para o videoclipe foram compostas por filmagens feitas pela esposa de Filip, Hilde Fossum. Então, mais do que nunca, este é um trabalho genuinamente feito por família. Que o Transcending Into the Unknown possa nos brindar com os seus segredos, peculiaridades e magia sonora para que sempre possamos contemplá-lo.
Confira o videoclipe de “Giants”
Siga a banda em suas redes sociais:
https://www.facebook.com/groups/2343760785784852/people
https://www.instagram.com/intotheunknown_2023
https://twitter.com/FilipDahl8
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator