Tricia Lo tem uma longa experiência no mundo da música produzindo, cantando e escrevendo para outros trabalhos e artistas, mas ela decidiu largar tudo isso para se dedicar a sua própria carreira. Ela concedeu uma entrevista para a Roadie Music falando sobre redes sociais, carreira e seu novo single “Tell Me Your Secret”.
1) Olá! Obrigada por nos conceder essa entrevista! Você é produtora, compositora e cantora. Como você começou nessa carreira e como tem sido a trajetória até hoje?
Quando eu me graduei como bacharel em música, minha única preocupação era “como eu posso ganhar dinheiro para provar para os meus pais que seguir a carreira musical não era uma péssima decisão?”. Eu deixei a Inglaterra depois da graduação e oportunidades de performances musicais em Latvia sempre foram limitadas, então eu comecei a explorar diferentes opções e percebi que precisava de muito mais que apenas cantar e escrever para conseguir ganhar. Essa decisão me levou a aprender produção musical. Essa foi a melhor decisão que eu já tomei na minha vida.
2) Você tem mais de 10 anos de experiência trabalhando como produtora, cantora e compositora fantasma, mas recentemente decidiu trabalhar em sua própria música e sua carreira. Como foi esse processo e teve alguma insegurança nessa decisão?
Mesmo o freelance sendo realmente incrível, educacional e aproveitadora experiência, o lado ruim é que eu nunca tinha inspiração ou “poder” para trabalhar minha própria música. Eu me lembro quando estava escrevendo uma demo, outra demo e outra demo e não conseguia terminas nenhuma delas. Em certo ponto da minha vida, eu queria dar um tempo na música e pensar no que eu realmente queria. Eu decidi largar o freelance e começar a lançar minha própria música o que significava que tinha que esquecer do dinheiro. Era a única forma de encontrar o caminho de volta para mim mesmo. E novamente, foi a melhor decisão que eu já tomei até hoje.
3) Você tem uma forte participação nas redes sociais e fazendo covers no youtube. Como você vê a influência da internet na hora de divulgar seu trabalho?
É imensa! Eu vivo em uma pequena cidade em um pequeno país com oportunidades limitadas para performar, então a internet dá uma oportunidade incrível de achar a audiência certa e conectar com as pessoas ao redor do mundo.
4) Você classifica sua música como pop alternativo com vibes cinematográficas. Como você surgiu com esse estilo e quais influências você se inspira na hora de compor?
Eu gosto muito de pop dançante e mainstream influenciada por música eletrônica por anos, mas quando lancei meu primeiro EP “Worng Plan” que, na verdade, era uma coleção de demos finalizadas (risos), eu senti que eu não soava mais com esse tipo de música. Algo mudou… pode chamar de crescimento.
Eu cresci o estilo de música e não curtia mais tanto assim. Durante alguns anos, eu venho gostado muito de músicas que eu posso ouvir em séries de TV, um pouco mais temperamental, cinemático, mais sombrio. Algumas das minhas grandes influências são Sam Tinnesz, Ruelle, Unsecret, Bishop Griggs.
5) Ainda falando sobre vibes cinematográficas. Você teria vontade de ver uma música sua em algum filme ou série? Talvez até criar um musical?
Com certeza! Essa é minha maior meta! Sim, isso pode soar um pouco difícil, mas eu acredito que posso conseguir.
6) Você está para lançar o single “Tell Me Your Secret” que tem uma interessante história que inspira a canção. Como você surgiu com esse tema?
Eu tinha duas linhas escritas como ideia na época “eu sei que há um Lúcifer dentro…suas regras. EU irei cumprir e ser a Lilith ao seu lado”. Então eu gradualmente desenvolvi em uma música completa enquanto assistia “Inventing Anna” na Netflix.
7) O single fala sobre narcisismo e a vontade de idolatrar ou seguir cegamente uma pessoa. Hoje a gente vê muito o poder dos influencers nas redes sociais e como eles interferem na vida das pessoas, nem sempre de forma positiva. O que você acha sobre esse tema e como você se vê estando também nesses meios da internet?
Se eu pudesse, eu não estaria nas redes sociais. Para ser honesta, eu acho muito difícil lidar com a minha presença nas redes sociais. Se eu for completamente honesta, eu odeio mídias sociais porque afetas as pessoas mentalmente em várias formas apenas assistindo 5 segundos de vídeo que leva a pessoa ter ansiedades, perda de foco e outros distúrbios por observar corpos perfeitos, rostos perfeitos, estilo de vida… Entretanto, hoje em dia, as redes sociais abrem portas para achar sua própria audiência e construir uma base de fãs. Se eu não fosse artista, eu juro que não estaria no instagram (risos).
8) Quando você escreveu esse single, você estava doente da Covid-19. Como foi esse momento para você e como conseguiu tirar inspiração desse momento para compor?
Eu notei um interessante fato: eu sempre sou mais poética quando estou doente. Parece que o meu corpo não tem o poder de fazer 10 coisas ao mesmo tempo e minha mente não tem a força para pensar em 20 coisas simultaneamente. Então, eu deito na cama e minha mente está limpa, então eu consigo focar em apenas uma coisa, poesia. É exatamente o que aconteceu com “Tell Me Your Secret”. Eu experimentei a harmonia enquanto estava doente.
9) E como foi gravar e produzir esse single? Você fez tudo sozinha ou acabou tendo outros profissionais colaborando na produção?
Eu sempre trabalhei minhas músicas em casa e produzi elas de A a Z. Eu não consigo evitar, eu realmente gosto de contar histórias através das minhas produções musicais. Entretanto, eu contratei um profissional para mixar e masterizar.
10) Agora com o lançamento desse single, quais seus planos para o futuro? Você tem vontade de lançar um videoclipe ou talvez um álbum?
O videoclipe de “Tell Me Your Secret” acabou de ser lançado no Youtube e atualmente eu estou trabalhando em uma nova música. Apenas pequenos passos, mas definitivamente planejando o lançamento para esse ano. Minha maior meta é lançar o máximo de música possível que eu realmente gosto.
https://open.spotify.com/artist/161aH79yarK0ZgUuxPE0eb?si=BXM7dk0uQE6I3mIp-QkAjQ
https://soundcloud.com/patriciablush
https://www.instagram.com/tricialomusic/