Paul Anketell é um músico norte-irlandês que, de forma autodidata, aprendeu sobre música e aplica tudo em seu projeto WhiteRoomNightmare. Suas influências permeiam sobre o grunge americano, indie rock e rock industrial. Você já pode conferir dois álbuns desse trabalho pelas plataformas digitais. O terceiro registro completo, no entanto, está para sair. Por enquanto, você pode ouvir uma prévia com o primeiro single em destaque chamado “Where Only Machines Have Been”. O artista, por conseguinte, providenciou duas versões para essa música, uma completa e outra editada para rádios. Essencialmente, o que se ouve são melodias climáticas em conformidade ao tema.
O tema do single é do tipo ficção científica, mais precisamente a história de astronautas que estão à deriva a partir de sua estação espacial. O conceito do álbum vindouro será “Perdido No Espaço”, o que justifica a abordagem do single. A título de informação, esse single quase foi parar em um álbum colaborativo, no entanto isso não aconteceu e Paul teve ideia de lançá-lo em um álbum próprio. “Entrei para um coletivo de músicos no Discord, que decidiu que seria uma boa ideia lançar um álbum colaborativo com cada membro enviando uma música para consideração com base no tema.”, explica. Verdadeiramente, a ideia de soltar a música em um projeto seu foi ótima e agradou não apenas ao músico, mas a todos que curtem boa música!
Falando sobre os aspectos musicais, a música possui clima melancólico conduzido por uma guitarra pesada e cozinha rechonchuda. A construção de “Where Only Machines Have Been” é diferente, por exemplo, das faixas de “Heart Mind Devil Sea” (2023) que é um álbum mais cru e rápido. Talvez caiba uma exceção em comparação à “I’m Sorry It’s You”, que também puxa esse lado melancólico. Entretanto, a atmosfera que cerca a nova música do WhiteRoomNightmare é bem mais introspectiva e remete a uma viagem infinita. De forma penetrante, a sua melodia é de fato espacial.
No início, Paul esteve incerto sobre a ideia de gravar essa obra, mas alguns pensamentos despertou o seu interesse. “Eu estava hesitante no começo, mas quanto mais eu pensava sobre isso, mais me inspirava a escrever sobre o que um astronauta poderia estar pensando, se eles fossem de alguma forma cortados à deriva de uma estação espacial em órbita lunar e flutuassem para o espaço.”, refletiu. Ainda bem que Paul seguiu com o seu projeto, pois seria um grande feito não publicado e ofuscado de pessoas que prezam tanto pela inteligência lírica, como pelos modos peculiares de se criar riffs e solos tão intimistas. Confira!
Ouça “Where Only Machines Have Been” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/whiteroomnightmare
https://twitter.com/WRNightmare
https://soundcloud.com/user-893386169
https://whiteroomnightmare.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/channel/UCAXI46kBlZNuM1G4TX3486w