Em 2009, três amigos estudantes de jazz da Universidade de Música de Dresden, Alemanha, se reuniram por um bem comum: fazer música experimental com influências que vão do jazz ao hip-hop. Dessa forma, Jo “Beatdenker” Wespel (guitarra, efeitos especiais, composição, mixagem, masterização e produção), Paul Berberich (saxofone e efeitos especiais) e Flo Lauer (bateria e efeitos especiais) formaram o Zur Schönen Aussicht. Recentemente, o trio lançou o quarto álbum completo chamado “Turbo Charged Up”, um trabalho que traz dez faixas e, para cada uma delas, também traz colaboração de rappers amigos espalhados pelo mundo.
O sucessor de “Neu”, que foi lançado em junho, aborda diversos temas como empoderamento de quem sofre preconceito racial, assim como a violência policial, passando pelo consumismo, questões ambientais etc. Ou seja, o que temos aqui é um álbum de protesto, cujos assuntos são repassados com uma linguagem poética, porém dura e libertadora. Dessa maneira, o ouvinte ganhará entretenimento com informação, e ainda terá a chance de refletir sobre cada tema e discuti-los com seus pares, pois a arte do Zur Schönen Aussicht é uma completa aula de antropologia em forma de música. Para você ter um panorama melhor deste álbum, recomendo conferir os videoclipes que foram extraídos dele para o YouTube.
A canção que abre o disco é a “Turbo Charged Up”, que vem com a participação de Mika 9, lendário happer americano de free style. Já nos primeiros momentos dessa música, você percebe o peso do experimentalismo inserido na obra dos alemães. A seguinte, “Verdreifacht”, possui videoclipe oficial produzido por Markus S. Fiedle. A melodia, um pouco complexa, tem participação do rapper alemão Käptn Peng com um clima jazzy. O charme e a rima de Sera Kalo vêm em seguida com “New Order” que, em minha opinião, é uma das mais legais pelo groove gostoso contido na música.
Em “50 Degrees”, a cantora Kid be Kid empresta seu talento, que você pode também conferir em videoclipe. Com um clima um pouco mais experimental “Miracle Mirror Collector” tem nos vocais o artista surreal Ixa Psyborg. Na sequência, o virtuosíssimo saxofonista Soweto Kinch contribui em Buynaric. Se for novamente no YouTube, encontrará o videoclipe de “Don’t Bite The Bullet” com a participação do rapper norte-americano Oddateee. Mais adiante, em “Train”, Zooey Agro conduz a canção com muita personalidade, enquanto que o produtor e rapper Subtitle se manifesta em “Timeline”. Para finalizar este trabalho surreal de música eletrônica inspirada em elementos da vanguarda, o genial Mika 9 retorna em “Revenge of the Recluse”.
Para ouvir “Turbo Charged Up” completo, clique no Spotify:
Para saber mais sobre o Zur Schönen Aussicht, visite o seu site oficial clicando aqui.
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator